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Semana Fumarc – prova da Prefeitura de Ouro Preto (Administrador) – Parte II

em 16/02/2012

Alô, leitores!

Conforme prometido, aqui estão as cinco questões da segunda parte da prova da Prefeitura de Ouro Preto, aplicada pela Fumarc em 2011.

E não se esqueçam de que na próxima semana teremos comentários às questões da Cesgranrio!

Divirtam-se!

Questão 06: A linguagem utilizada no contexto, sobre a origem e significado do nome de Ouro Preto, no 1o §, pode ser considerada

a)  conotada, uma vez que se articula em um contexto literário.

b)  denotada, pois se assemelha a de um dicionário.

c)  informal, porque há indícios de incorreções gramaticais.

d)  prolixa, já que se articula em um contexto científico.

RESPOSTA: definindo os termos trazidos pela questão, temos:

Linguagem denotada (ou denotativa): relacionada ao uso das palavras com seu sentido real, literal.

Linguagem conotada (ou conotativa): relacionada ao uso das palavras com um sentido que extrapola o literal; a palavra tem o seu sentido original alterado ou ampliado.

Linguagem informal: utilizada em situações comunicativas informais, como a linguagem falada, que não deve obediência estrita ao padrão culto da língua.

Linguagem prolixa: existe quando utilizada de maneira exagerada (em quantidade, não se relacionando à figura de linguagem hipérbole), falando-se muito para transmitir pouca manifestação. É prolixo quem não consegue sintetizar o que vai dizer ou escrever.

RESPOSTA: letra B (as palavras do 1o § são utilizadas em seu sentido literal, sem coloquialismos e sem exageros de quantidade).

 

Questão 07: Assinale a alternativa em que a circunstância a que reme- te o termo sublinhado está INCORRETAMENTE indicada entre colchetes.

a)  À medida que se expandia a atividade mineradora, o barroco explodia na riqueza de suas formas, na pompa e no fausto de suas solenidades religiosas e festas públicas, vindo marcar, de maneira definitiva, a sociedade que se constituiu na região. [TEMPO].

b)  Foi D. João V quem mandou retirar o “Albuquerque” do nome e adotou a “Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar”, para homenagear a padroeira da cidade. [FINAL].

c)  Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política. [ADVERSIDADE].

d)  A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes. [ADITIVA].

RESPOSTA: a presente questão exige do candidato o conhecimento dos conectores. As conjunções destacadas nas letras B, C e D têm seus valores corretamente indicados nos colchetes. O conector á medida que, todavia, por mais que possa parecer indicar o tempo em que algo ocorre, traz, na verdade, a noção de proporcionalidade. Os conectores de proporcionalidade não pontuam o tempo em que determinado fato aconteceu, mas dão a entender que uma coisa se desenvolvia simultaneamente ao desenvolvimento de outra.

São exemplos de conjunções proporcionais: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais… (mais), quanto menos… (menos), entre outras.

Um exemplo de utilização de uma conjunção proporcional: Envelhecemos à proporção que o tempo passa.

RESPOSTA: letra A.

Questão 08: Releia o fragmento:

“Foi D. João V quem mandou retirar o “Albuquerque” do nome e adotou o “Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar”, para homenagear a padroeira da cidade.”

Infere-se que os articuladores destacados se referem à classe gramatical do (a)

a) pronome.

b) preposição.

c) conjunção.

d) artigo.

RESPOSTA: as palavras que colocamos diante de substantivos para lhes dar sentido determinado ou indeterminado pertencem à classe dos artigos. Os artigos, então, servem para trazer uma noção de definição (o/a e plurais – artigos definidos) ou de indefinição (um/uma e plurais – artigos indefinidos)  aos substantivos que antecedem.

No trecho em análise, todos os articuladores destacados funcionam como determinante de substantivos. São, dessa forma, artigos.

RESPOSTA: Letra D.

Questão 09: Classifica-se o texto como, predominantemente

a)  instrucional, pois prescreve o fato, no qual ocorreu a temática.

b)  descritivo, tendo em vista o caráter imagético das ideias expostas.

c)  narrativo, uma vez que enfoca fatos com marcas de temporalidade.

d)  opinativo, porque apresenta fatos e o articulador se apresenta em 1a pessoa.

RESPOSTA: antes de buscarmos a alternativa correta, é preciso que vejamos, resumidamente, como seriam cada um dos textos mencionados pela questão.

Letra a: um texto instrucional (ou injuntivo) traz, como o próprio nome diz, instruções, de modo que possibilite, ao leitor, que realize uma tarefa. São exemplos de textos instrucionais bulas de remédios e manuais de instrução.

Letra b: um texto descritivo tem a intenção de criar uma imagem na cabeça de quem o lê. O tempo, neste caso, não é importante. Aspectos do ser ou do objeto descrito são muito relevantes. Por isso, haverá sempre muitos adjetivos, que podem se referir tanto a aspectos objetivos (cor, tamanho, temperatura) quanto aos subjetivos (algo ser bonito ou não, ser agradável ou não) do que se descreve.

Letra c: no texto narrativo, o tempo adquire papel de destaque, podendo ser cronológico ou psicológico. Em uma explicação superficial, o tempo pode é cronológico quando segue uma ordem linear, sempre em frente; será psicológico quando romper com essa ordem, com, por exemplo, inserções de lembranças de uma personagem no enredo. Na narração há a transmissão de uma história, o que torna os textos narrativos dinâmicos.

Letra d: o texto opinativo é o que serve de veículo para a opinião de seu autor, que pode tentar, ou não, convencer o leitor de algo. O fato de um estar escrito em 1a pessoa do singular deixa claro que ele é opinativo, mas essa não é a única forma de fazê-lo. Há outras marcas de subjetividade que podem tornar um texto opinativo, como o uso excessivo de adjetivos ou de advérbios que tenham “carga adjetiva.

RESPOSTA: Letra C. Um texto pode mesclar várias características e, no geral, o faz. Há, todavia, sempre uma que predomina. No caso em análise, fica claro que o texto é predominantemente narrativo, pois o autor apresenta a história de Ouro Preto, da formação e do nome da cidade. Por mais que haja traços descritivos e opinativos (por causa de adjetivação, como ocorre no parágrafo 4, mas sem o uso de 1a pessoa), o que predomina é a natureza narrativa.

Questão 10: Baseando-se no emprego dos sinais de pontuação, anali- se as informações a seguir:

  1. I.     As aspas no primeiro parágrafo foram utilizadas com o objetivo de acentuar o valor significativo das palavras.
  2. II.   O uso dos travessões no sétimo parágrafo denota explicação e tem a função análoga dos parênteses.

III. As vírgulas no quinto parágrafo foram, respectivamente, utilizadas para enumerar substantivos comuns e 
separar um aposto.

Marque a alternativa CORRETA.

a)  as informações I, II e III estão corretas.

b)  apenas as informações I e II estão corretas.

c)  apenas as informações I e III estão corretas.

d)  apenas a informação III está correta.

RESPOSTA: analisemos cada uma das afirmativas:

I. Uma das funções das aspas é justamente colocar em evidência determinados termos ou expressões. Foi justamente o que aconteceu no 1o parágrafo do texto da prova. Pode-se dizer, então, que as aspas de tal parágrafo foram usadas para “acentuar o valor significativo das palavras”. Lembremo-nos de que as aspas podem ser utilizadas, também, abrindo e fechando citações que se fazem no texto e para marcar gírias, estrangeirismos ou outros termos que devem ser destacados. AFIRMATIVA CORRETA.

II. Tanto travessões quanto parênteses têm, entre outras, a função de isolar termos de caráter explicativo que estejam intercalados no período. Quando usados nessa função, travessões e parênteses podem ser substituídos um pelo outro. Ao entrar no apartamento do chefe, encarou por alguns minutos aquela obra de arte – um belo vaso de porcelana chinesa – que devia valer milhares de dólares; Ao entrar no apartamento do chefe, encarou por alguns minutos aquela obra de arte (um belo vaso de porcelana chinesa) que devia valer milhares de dólares. O duplo travessão é usado, no 7o parágrafo, para isolar o termo “barroco mineiro”, que explica o que se quer dizer com “apogeu da arte colonial em Minas Gerais”.  AFIRMATIVA CORRETA.

III. No quinto parágrafos do texto, há vírgulas separando padres, militares, poetas e servidores, todos substantivos comuns (que não se referem a um ser em particular, mas a toda uma espécie) e que estão em uma enumeração; a última vírgula, todavia, que vem logo após servidores públicos, já não serve para separar um termo de uma enumeração dos demais: sua função é separar o aposto liderados por Tiradentes (que é usado para desenvolver o termos da enumeração) do restante do período. AFIRMATIVA CORRETA.

RESPOSTA: Letra A


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